Páginas

domingo, 14 de março de 2010

Conhecendo Melhor Scion

Scion

     Agora que já falamos sobre qual é esse novo jogo da WW, vamos falar um pouco sobre o que ele tem a oferecer. Durante o decorrer do texto farei algumas traduções de cunho pessoal, mas vale ressaltar que não existem traduções oficiais para os termos.

     Afinal de contas, ser filho de um deus traz que vantagens? Essa é uma pergunta que vocês devem estar si fazendo.

     Qual a diferença de jogar Scion e jogar outros jogos? Outra pergunta que alguém deve ter si feito.

     Bem uma das grandes diferenças entre Scion e outros sistemas, seja da linha Storyteller/Storytelling, é que a escala de poderes desses personagens culmina nos maiores heróis de revistinhas em quadrinhos,  aliando a isso culturas incomuns e mitologias.

     Scion lida com Atributos normais e Atributos Épicos (Epic Attributes). Estes dão acesso a feitos dignos de contos da mitologia grega ou de heróis nórdicos. Arremessar carros, atrair a atenção de uma platéia de milhares, enganar uma nação, sentidos especiais e muito mais. Todas essas coisas e mais outras são possíveis com os Atributos Épicos.

     Como se não fosse o bastante, tais Atributos Épicos ainda vêm com algumas habilidades especiais, os Knacks. Os Knacks são uma espécie de poderes especiais, mas na verdade, eles são como capacidades sobre-humanas devido aos Atributos Épicos.

     Os Boons são algo mais próximo do que se entende por poderes especiais em si. Existem grupos ou classes de Boons, que são os Purviews. Alguns exemplos de Purviews são Animal, Chaos, Darkness, Water, Death, Earth, etc.. Por sua vez, os Purviews são divididos em três grupos, All-Purpose Purviews, Pantheon-Specific Purviews e Special Purviews; cada um com seus diferenciais.

      Em Scion não existem vantagens ou qualidades como as que conhecemos em  outros jogos da linha Storyteller/Storytelling. Coisas como recursos, aliados, influência, etc; são apenas características comtempladas nas histórias de cada personagem, não tendo características para medi-las em ficha.

     Contudo, existem os Legados (Birthrights). Dentre eles temos Criatura (Creature), uma única criatura lendária, um ser mais inteligente que um animal comum, mas ainda assim incapaz de falar, tal como o Pégaso, um jovem Dragão, Karin ou o Cavalo de Valquírias. Existe também os Seguidores (Followers). Esse tipo de Legado cobre desde criaturas com capacidades quase humanas de intelecto até criaturas de capacidades intelectuais superiores a estes, mas que diferente de Criatura, são uma espécie de grupo de capangas ou miniexército que o personagem possui.

    Temos ainda o Tutor (Guide), que serve para elucidar as dúvidas dos Scions sobre sua verdadeira natureza e sobre mistérios que ele ainda não conhece. O Tutor transcende o papel de mero instrutor, servindo como treinador físico, social e mental dos Scion, chegando até a providenciar finanças e outras coisas mais. Na visão de um Tutor, servir à um filho de uma divindade que cultua é um papel ilustre e honroso.

     As Relíquias (Relics) são uma parte importante do jogo. Elas são os grandes itens que fazem as diferenças nas histórias homéricas. Armas e itens que são presentes dos deuses, capazes de feitos que nenhum outro objeto poderia. A armadura de Aquiles, o tridente de Posseidon, o escudo de Perseu, todas esses são exemplos de Relíquias. Um aspecto muito importante das Relíquias no jogo é que somente elas dão acesso aos Purviews, para que os Scions tenham acesso aos Boons.

ScionDemigod

Leia Mais ►

Scion – Filhos dos deuses

     Scion é o mais novo título da White-Wolf, uma série de filmes totalmente novos. Essa linha está fora das linhas já conhecidas, Exalted e Mundo das Trevas.

     Essa nova linha de livros já possui vários títulos. Dentre eles temos os três livros básicos, Scion Hero, Scion Demigod e Scion God.

     A plataforma de regras é a mesma de Exalted, um Storyteller um pouco diferenciado das linhas do Mundo das Trevas, tanto Storyteller quanto Storytelling.

     A idéia do título é bastante simples e empolgante. Você é descendente de um deus. Isso mesmo, um de seus progenitores é uma divindade dentre um dos seis panteões do livro. Os panteões são: Egípcio, Grego, Nórdico, Asteca, Japonês e Voodoo.

     A idéia é bem parecida com histórias épicas de contos da Grécia antiga. As capacidades de um filho de um deus excedem as de um humano comum, e através de seus atos contos lendários irão perpetuar pela história.

    Capazes de feitos sobre-humanos, dignos de personagens de HQs americanas e mangas orientais, os Scions são personagens dignos de lendas. Por isso e muito mais, Scion é um jogo que vale a pena conferir.

    Existem três livros básicos, o que difere um pouco das linhas conhecidas. Mas isso tem uma explicação. O primeiro livro, Scion Hero (sem tradução oficial), traz os Heróis. Nele encontramos as regras básicas para os demais. Na sequência temos Scion Demigod, que traz uma evolução do anterior. Esse segundo livro trata das peculiaridades de ser um Semideus. O terceiro é Scion God, onde seu personagem pode se tornar um deus. E neste livro é tratado dos pormenores de ser um deus.

     E é por isso que existe a necessidade de dividir os livros, pois cada um trata de patamares diferentes de poder do personagem, coisa que se fosse resumido em um único livro, torná-lo-ia uma verdadeira bíblia. Sem falar que existe algumas diferenças entre cada etapa do personagem e trazer essas etapas de forma separada dá ao leitor uma noção de diferencial entre cada uma das etapas que seu personagem passa.

     Então é isso, confiram esse lançamento da White-Wolf, que, infelizmente, ainda não tem ainda previsão para sair aqui no Brasil.

Leia Mais ►

quinta-feira, 11 de março de 2010

Venha Passar Mal

Primeiramente gostaria de dar boas vindas à nossa Taverna PassaMal. Como é de se esperar de uma taverna, esse é um lugar que se joga conversa fora. Coisas muito boas podem sair daqui (quantas aventuras não começam em uma taverna?), mas muita porcaria também.
Ao menos é um lugar aberto a todos e todas as idéias, mas pelo menos que tenham a ver com RPG... ou tavernas... Bem, é um lugar para se conversar.
Passar Mal é algo inerente ao seres humanos, principalmente em lugares como tavernas e com pessoas que jogam RPG. Mas o que é Passar Mal?
Vamos definir dessa forma. Quando você está dando em cima de uma mina e derrama comida bem no decote da roupa dela, você está Passando Mal.
Você fez a compra do seu sonho mas o produto veio defeituoso? Você Passou Mal.
Falou a melhor piada que tinha e a galera mudou de assunto? Você é um Passa Mal.
Mestrou uma sessão de RPG e ninguém quer mais jogar com você? Passa Mal.
Comeu antes da prova e acabou passando o tempo da prova no banheiro? Preciso dizer que você é um Passa Mal?
...
Pois é pessoal, se vocês são Passa Mal e gostam de jogar conversa fora, esse é seu lugar. E Se você acha que nunca passou mal, não se preocupe, você vai passar um dia, é inevitável.

Leia Mais ►