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sábado, 3 de abril de 2010

A Regra Oculta para Arremesso

      No livro de Scion existem muitas referências sobre arremessos de objetos, mas as regras estão difusas e mal explicadas, e em um caso, inexistente de forma explícita. Por esse motivo trago a vocês as regras de arremesso de forma completa e inteligível.

      Primeiramente comecemos com o básico. A regra para arremessos de objetos pequenos e que podem ser arremessados com uma mão, tal como uma bola de football, vôlei, uma pequena pedra, etc. Essa regra não se aplica para armas, já que estas possuem sua própria distância de acordo com cada tipo. A distância normal é:

(Força + Atletismo) jardas

      Como explicado na parte de Epic Strength (Pág. 126, Scion Hero), cada ponto de Epic Strength duplica o valor anterior, ou seja, ES 1 duplica, ES 2 quadriplica, ES 3 multiplica por 8, e assim por diante. Além disso, pode-se arremessar o dobro dessa distância base (contando com o multiplicador de ES) com uma Dificuldade +2 e o dobro desta última com Dificuldade +4.

      Até essa parte o livro até que é claro, o problema aparece quando se toca no assunto de arremessar objetos pesados, que precisam de um feito de força para serem levantados e arremessados.

      Para esse caso a distância base é a anterior, (Destreza + Atletismo) jardas, mas a ES funciona de forma diferente. Nesses casos ela não duplica os valores anteriores, ao invés disso, cada sucesso automática que a ES concede vira uma jarda a mais para a distância.

      Agora vamos à segunda complicação. Objetos leves e pequenos, como uma bola de futebol, não tem problemas com relação ao peso, já que são leves e projetadas para serem arremessadas. Mas quando você tenta arremessar um carro sedan na cabeça de um inimigo, como saber se você pode ou não?

      No livro de Scion Hero na página 181 há uma tabela de Feitos de Força, que diz quanto peso você pode levantar. Para isso você soma (Força + Atletismo) para determinar a pontuação da primeira coluna e verifica o peso que se pode levantar na coluna do meio.

      Bem, se o personagem não possui Força Épica a coisa é difícil, é preciso que tenha um valor de (Força + Atletismo) cinco pontos acima do necessário para levantar o peso necessário.

      Caso ele tenha ES, a coisa é mais fácil. É possível arremessar um objeto como feito de força caso ele tenha um peso igual ao que o personagem pode levantar com sua ES menos um, somado ao valor da (Força + Atletismo) da tabela de Feitos de Força.

superman_strenght

      Como exemplo, um personagem com Força 7, Força Épica 5 e Atletismo 5, pode arremessar um objeto que pese até 11.600,00 libras (aproximadamente 5.261,67 Kg) a até 23m. Destrinchando, “Força 7 + Atletismo 5 = 1,600 libras e ES 4 10.000 libras” e “12m (Força + Atletismo) + 11m (ES 5).

      Outros exemplos que validam esses valores são encontrados no próprio livro, veja Scion Demigod página 54, na caixa de Epic Throwing. Temos outro exemplo na caixa de EPIC STRENGTH IN PERSPECTIVE, página 62, Scion God.

      Resumo

# Distância de Arremesso

Distância Base: (Força + Atletismo).

Epic Strength para objetos leves: ES 1 = 2x Distância Base, ES 2 = 4x Distância Base, ES 3 = 8x Distância Base, etc.

Epic Strength para objetos pesados: Distância Base + sucessos automáticos de ES.

# Peso Máximo

Objetos leves: Sem restrições.

Objetos pesados sem ES: 5 pontos acima de (Força + Atletismo) correspondente ao peso do objeto.

Objetos pesados com ES: (Força + Atletismo) + (ES -1)

Um comentário:

  1. Parabéns Henrique, tinha que ser meu cunhado. Mas vamos dar uma movimentadinha nesse blog né galera!

    Novas Notícias, novo comentários!

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