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quinta-feira, 29 de abril de 2010

Porque Mago não é Preferência.

kexcyezv    Eu sei que Mago (antigo ou novo) é um jogo que passa longe da preferência dos RPGistas, mesmo os que são jogadores fervorosos do Mundo das Trevas (antigo ou novo).mago_marca  
  Lendo o artigo de Felipe Velloso da Ambrosia, me fez lembrar mais ainda porque a maioria das pessoas não tem Mago como um jogo preferido.
  O simples fato é que Mago não é um jogo simples. Não dá apenas para ler e sair fazendo as coisas. É preciso pensar, refletir sobre as idéias e colocações do livro. É preciso usar a massa cerebral.
  E isso vai de encontro aos propósitos de muita gente ao jogar RPG. Com isso não quero dizer que alguém seja burro ou que são poucos os que têm capacidade de jogar Mago, simplesmente digo que as pessoas querem apenas se divertir, e às vezes ter complicações para se divertir traz aversão.

Ascenção       MageTheAwakeningCoverLarge

  Na grande maioria, as pessoas querem apenas desabafar suas ânsias e sonhos como uma represa posta abaixo, onde a água escoa pelo caminho mais rápido e fácil. Se existir um obstáculo e a força da água não for suficiente para sobrepujá-lo, ela parará.
  Isso esbarra na necessidade de reflexão e profundidade que Mago às vezes pede que você tenha. Não é uma imposição do livro, mas é como um pedido sutil, como um apelo mudo do autor. Acho que esse é um dos motivos que faz as pessoas rejeitarem-no à primeira vista. 
   Mas quem já se aventurou uma vez sabe que diferença faz. Em Mago você encontra o mesmo potencial que em outras linhas do MdT e muito mais: guerras, sejam humanas ou sobrenaturais, desse ou do outro mundo, poderes além do controle, feras e antagonistas poderosos, traição e jogos de poder e influência, líderes poderosos. Tudo isso está dentro de Mago, basta saber explorar.
lobisomem_capa   Lobisomem oferece guerras espirituais e mundanas, cooperação, questões de honra e de camaradagem. Mago também.
  Vampiro lida com o drama pessoal da convivência entre a noção de humano que jaz em um passado distante e das necessidades da besta interior, sobrevivendo em um ambiente hostil e cheio de predadores disfarçados. Para que maior drama pessoal do que ter o poder de mudar o mundo a seu bel-prazer, mas ter de lidar com as consequências dos seus atos e sua ética e moral internas? rpgn0231
  Como lidar com a visão de ser um quase deus e um humano ao mesmo tempo? Como lidar com os “iguais” ao seu redor limitando seu crescimento e tentando tomar suas conquistas? E mais importante, como se manter longe da vista das pessoas comuns e continuar a ser humano?
  Mago não lida com temas simples, às vezes as possibilidades estão escritas nas entrelinhas. Mas de todos os cenários, acredito que ele é o que detém o maior potencial.
  Mas como disse o sábio Tio Ben: "grande poderes trazem grandes responsabilidades". E isso cabe aos narradores e jogadores de Mago. Talvez por isso que ele não seja preferência.

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Um comentário:

  1. Acho que nem seria exagero dizer que Mago é o jogo que traduz o Mundo das Trevas, justamente por oferecer uma visão mais abrangente, enquanto os outros títulos todos oferecem o viés da criatura titular do jogo em questão.

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