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quinta-feira, 22 de abril de 2010

Questão de Ousadia

 

      Revendo o filme Watchmen me lembrei da primeira impressão que tive ao assisti-lo pela primeira vez. A idéia que me reapareceu, igual à primeira vez, é que tal filme, só pode ser descrito como uma poesia em movimento.

Ousadia 11

      Um tom sublime de reflexão permeia essa obra, algo tão efêmero que nos parece inconsciente. Mas está lá, martelando nosso intelecto e nos fazendo refletir.

      E isso me fez questionar se é o filme que detêm profundo significado ou se ele apenas desperta algo mais interior em nós, uma coisa ou sentimento ao qual temos conhecimento, mas não a consciência e capacidade de trazê-lo à tona.

      São nesses momentos de reflexão insana, que alguns dos mais profundos questionamentos da minha vida surgem. E nesse momento caótico, onde as possibilidades são infinitas, é que surgiu um questionamento. Na verdade foram vários, mas é esse que trago a vocês.

      Para ser um pouco incisivo, esse pensamento vem a completar o recado do nosso amigo Konrad, anterior a este. Porém, por uma abordagem diferente, mas não menos aditiva.

      Dessa forma me vi pensando sobre a questão de contos heróicos. Já narrei várias aventuras, já joguei algumas e já ouvi dezenas de relatos de outros grupos e jogadores. Mas uma coisa que é rara de se ouvir, é que nessas histórias, minhas e de qualquer um, são contos com significado, histórias com um uma história por trás são coisas raras.

      Muitos querem uma aventura Homérica, digna de contos antigos, cheias de aventuras e coisas grandiosas para serem vividas. Todos querem conseguir para seus personagens algo incomum, encarnar um personagem de seus sonhos, sendo proveniente de quadrinhos ou filmes, e viver um épico.

      Bem, mas se notarmos algo absurdamente simples e semi-invisível, perceberemos o porquê dessas histórias e objetivos acabarem sendo apenas bons ou muito bons, mas dificilmente épicos.

Ousadia 06

      Os heróis não sabem o que os esperam. Cada aventura é um desafio ao qual eles não têm conhecimento prévio. Os heróis não conseguem ver as linhas do roteiro ou fatos que ocorrem do lado de fora, não possuem uma visão global dos acontecimentos. Eles têm de fazer sacrifícios, pois eles não podem tudo, e tem de arcar com os pesos de suas escolhas, pois possuem limitações.

      Todavia, nós, jogadores de RPG, temos privilégios sobre os heróis. Por vezes, conhecemos o roteiro, a idéia principal ou temos condições de compreender o criador da narrativa e usar de subterfúgios (certos ou errados) para nos valer de vantagens por sobre os demais. Temos como influenciar o desenrolar da própria narrativa, pois a criamos tal qual o narrador.

      Essa é a grande diferença que faz dos heróis, épicos, e de nossos personagens, apenas personagens. Percebem a diferença?
Como um personagem pode realizar um ato supremo de superação da dor da perda de um companheiro, se seu jogador não aceita deixar o companheiro do personagem ir. Como ele pode lidar com uma situação adversa se seu controlador não quer ser pegue de surpresa, para que não haja a mínima possibilidade dele perder.     

      Como o personagem pode realizar um feito de heroísmo de auto-sacrifício se o jogador não quer por seu personagem a margem do perigo.

       Um épico é feito de heroísmos, de sacrifícios e de capacidades limitadas sendo repuxado ao seu extremo, debatendo-se contra as possibilidades. Para um narrador ter a possibilidade de fazer um épico, é preciso que ele e os jogadores queiram sujar as mãos e roupas de seus personagens e histórias.

      Por que esse medo?

      Por que fugir das intempéries?

      Sabe, me pergunto porque os jogadores tem tanto medo de enfrentar uma situação que não sabem se vão ganhar. Sendo que são nessas situações que as coisas podem ser mais emocionantes.

      Digamos que você chega e tem aquele chefão bem ali na sua frente e você sabe que ele pode derrotar o grupo sozinho em uma situação normal. Porém, ele está com o item na mão que salva um dos personagens de uma maldição que vai matá-lo em um dia. Seu personagem é um guerreiro honrado e bravo, que morreria para salvar um necessitado, quanto mais um amigo na beira da morte. Porque não enfrentá-lo?

Ousadia 03

      O narrador tem um papel importantíssimo nisso tudo, é ele que deve “roubar” a favor do grupo. Ele que ajuda aos personagens serem heróicos. É ele que pode implantar as fraquezas no inimigo e ajudar um jogador esperto que percebeu essa fraqueza a conseguir o triunfo.

      Narramos um épico de superação para os personagens e jogadores, ou narramos uma batalha de narrador X jogador?
É interessante interagir com os jogadores, aproveitando suas idéias criativas para que o narrador possa dar uma deixa, fazendo com que ele seja bem sucedido. Mas, para isso ocorrer, é preciso que os jogadores ousem e sejam criativos.

      Acho que a idéia de qualquer narrador razoável não é de matar os players, mas oferecer desafios cada vez maiores, para que estes possam se superar e verem seus personagens realizarem grandes epopéias. Ao menos eu como narrador me empolgo em ver como os jogadores conseguem superar os obstáculos.

      Existe mais de uma maneira de se vencer o chefão. Pode existir uma armadilha em que os jogadores podem empurrá-lo para cima e ele morrerá se cair nela, ou perderá quase todos PVs. Ele talvez tenha uma fraqueza a uma das armas mais fracas do grupo, que mal a usam por acharem que não vale a pena. Talvez a história do passado dele, que um dos NPC que acompanha o grupo saiba, pode ter a chave da vitória.

      Mas para isso acontecer, os jogadores precisa ousar e os narradores aproveitarem as ousadias.

      Porque os inimigos só podem cair do jeito que você quer narrador? Não seria mais interessante aproveitar um esforço do grupo e dar um presente? Nem que fosse o enfraquecimento do inimigo?

      Então, sujeitemo-nos às intempéries, deixemos os personagens à beira da falência, na ponta da faca, imersos em desespero, para que eles possam assim, superar tudo e se tornarem lendários.
Narremos contos dinâmicos, onde os personagens são os grandes heróis e os NPCs são os personagens que os ajudarão a subirem aos céus.

Ousadia 01

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